Informações ao Paciente

 

Orientações ao Usuário

 

Para realizar consultas e exames no AME - Ambulatório Médico de Especialidades é necessário encaminhamento médico, junto ao clínico geral, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro ou município. O médico fornecerá uma Guia de Referência (encaminhamento) e a própria unidade de saúde marcará a data do atendimento. O AME não realiza agendamentos sem o encaminhamento do SUS. 

No dia da sua consulta, exame ou procedimento, o paciente deve seguir as orientações de horário de chegada, com a antecedência solicitada no comprovante de agendamento (Filipeta) que será entregue pela unidade de saúde. Este é o tempo necessário para que a recepção confira seus dados e a enfermagem realize a pré-consulta. Nessa filipeta o paciente encontra também informações sobre o preparo de exames.

Documentos necessários para o atendimento:

  • - RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Certidão de Nascimento (em caso de crianças);
  • - Comprovante de Endereço;
  • - Cartão Nacional do SUS;
  • - Pedido médico ou encaminhamento.

Pedimos que os pacientes não faltem aos atendimentos agendados. Porém, caso não seja possível comparecer, comunique o AME, com no mínimo 48h de antecedência, pelo telefone (16) 3707-4400 ou (16) 99193-8325. Assim você disponibiliza sua vaga para outro paciente que aguarda essa oportunidade.

Cada consulta ou exame agendado e não comparecido, impossibilita que mais pessoas sejam atendidas e gera custos ao Governo do Estado. Portanto, evite faltar a uma consulta ou exame.

Em caso de falta na primeira consulta da especialidade, o paciente deverá procurar, pessoalmente, a UBS mais próxima para novo agendamento. Esse agendamento não é realizado via telefone.

No caso de reagendamento de retorno, vir pessoalmente ao AME, com o informe de atendimento entregue no dia da consulta ou reagendar via WhatsApp® pelos telefones: (16) 99193-8325.

 

Perguntas Frequentes

 

Todas as informações, preparações e procedimentos necessários para realizar seu exame estão contidos na filipeta que você recebeu ao agendá-lo. Pedimos que leia atentamente essa filipeta e siga todas as instruções, pois o não cumprimento de um ou alguns procedimentos poderá ocasionar o cancelamento do mesmo. É importante seguir os procedimentos para que o resultado de seu exame não seja prejudicado.

Você será questionado sobre o cumprimento de todos os requisitos, ao chegar no AME.

As consultas e exames realizados pelo AME são feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto não há custo aos pacientes por nenhum procedimento no ambulatório. E não é possível realizar exames ou consultas particulares.

O AME realiza somente exames solicitados por médicos da rede pública ou os do próprio AME.

Na filipeta, entregue pela Unidade de Saúde, está a descrição do horário de chegada para que o paciente retire sua senha e realize seu cadastro. Esse tempo de antecipação é suficiente para ser atendido no horário marcado.

O Cartão do SUS é obrigatório para fazer seu agendamento, portanto, se já está agendado, o paciente certamente possui o cartão SUS. Procure a UBS de seu bairro para que seja fornecido seu cartão. O AME não tem liberação para fazer o cartão SUS, somente as Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde.

Quando o exame não for realizado no AME, o paciente será orientado onde deverá levar seu pedido. A rede pública de saúde tem a pactuação para onde o paciente será encaminhado.

Seu retorno será agendado assim que sua consulta terminar, no setor de pós-consulta. Não é necessário ir até a unidade de saúde para agendar seu retorno.

O AME é um ambulatório especializado no diagnóstico de patologias (doenças) e não no tratamento contínuo destas patologias. Sendo assim, o encaminhamento de um paciente para o AME acontece quando é necessário diagnosticar patologias ou realizar exames complementares, que servirão de apoio para o profissional que realiza ou realizará seu tratamento, na UBS ou no município que solicitou o encaminhamento.
 

Não. Os atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades são eletivos, ou seja, com datas e horários previamente estabelecidos. Para as situações urgência e/ou emergência, procure a UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro do seu Município.

Em linhas gerais, Ouvidoria é um canal de diálogo entre o consumidor/cidadão e a empresa/órgão público, em que é possível apresentar manifestações, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. As ouvidorias públicas fazem a ligação entre o cidadão e a administração pública, formada pelos órgãos, entidades e agentes gerenciados pelo Estado.

Com as manifestações dos usuários, a Ouvidoria recebe, analisa, orienta e encaminha as questões às áreas responsáveis para que sejam feitas a apuração e solução dos casos. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, é possível identificar e apontar melhorias, propor mudanças e apurar situações irregulares no órgão ou entidade.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Procure descrever sua manifestação, relatando os detalhes e os assuntos mais importantes. Indique locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídios para encaminharmos sua manifestação. É importante que você preencha todos os campos e não apenas os obrigatórios, para que possamos entrar em contato e responder a sua solicitação.
 

  • Definições
  • Reclamações: Manifestação que relate insatisfação, desagrado ou protesto sobre um ato ou serviço.
  • Solicitações: Manifestação que contenha requerimento de natureza administrativa ou assistencial.
  • Elogios: Manifestação que contenha demonstração ou reconhecimento de satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
  • Sugestões: Manifestação que apresenta uma ideia, ou proposta de aprimoramento dos processos de trabalho administrativos/assistenciais, de infraestrutura física ou tecnológica.
  • Informações: Manifestação que contenha um pedido de informação, questionamento, esclarecimento, orientação em relação ao acesso aos serviços e processos da unidade.
  • Denúncias: Manifestação que indique irregularidade ou indício de irregularidade contra a prática de ato que descumpre ou não observa o que prevê a lei ou normas institucionais.
Prazos
O prazo de resposta às manifestações registradas no Serviço de Ouvidoria/S.A.U do AME Franca é de no máximo 20 (vinte) dias, conforme o decreto Nº 60.399, de 29 de Abril de 2014.

Registro e Acompanhamento
Após o envio/recebimento de sua manifestação, através do preenchimento de TODOS os campos do Formulário, você poderá acompanhar sua ouvidoria, pelos canais:
Telefone: (16) 3707-4400
E-mail: ouvidoria@amefranca.com.br
Ou pessoalmente em nossa sala da Ouvidoria, localizada no piso térreo do Ambulatório, ao lado da Recepção.

Onde encontrar a Ouvidoria?
Você pode nos procurar pessoalmente na sala da Ouvidoria, localizada no piso térreo do Ambulatório, ao lado da Recepção. Pelo telefone: (16) 3707-4409. Pelo e-mail: ouvidoria@amefranca.com.br ou no formulário presente em nosso site.